Obra Bracell


Maior Obra Realizada pela Geofix em 45 anos




A Geofix Engenharia executou a maior obra já realizada pela empresa em mais de quatro décadas de história.

Trata-se da expansão da Bracell, pertencente ao grupo RGE (Royal Golden Eagle), uma das maiores produtoras de celulose do mundo. A Geofix é a empresa de fundação responsável pela execução de 65% das estacas tipo hélice contínua monitorada, somando cerca de 450 mil metros de estacas executadas, em um ano de trabalho no canteiro de obras.

No período de pico, a empresa chegou a contar com 60 colaboradores residentes e a atuar com 10 perfuratrizes em execução simultânea, atingindo a produtividade média de 140 estacas por dia. Nosso recorde consistiu em 174 estacas com total de 3.518,85 metros executados num único dia, afirmou o engenheiro civil Giuliano Oliveira, que também assume a gerência de contrato da obra.

Para atingir esses números, com alto índice de produtividade, foi necessário investir na manutenção constante das 12 perfuratrizes utilizadas e numa logística eficiente, já que o depósito da empresa ficava a cerca de 300 km de distância da obra. O tempo das máquinas em manutenção variou entre 4 e 15%, mas sempre com pronto atendimento dos mecânicos, sendo o efetivo fixo de até 3 mecânicos na obra e dois engenheiros remotos no monitoramento da equipe, explicou o gerente de contrato.

A área de 1,2 milhão de metros quadrados, fica localizada na Rodovia Juliano Lorenzetti, entre os municípios de Lençóis Paulistas e Macatuba, no Estado de São Paulo. As primeiras empresas de fundação que chegaram ao canteiro tinham muita dificuldade para executar as estacas com diâmetros superiores a 50 cm e profundidade maior que 28 metros, com índices de produtividade abaixo do esperado para o avanço do projeto.

O desafio da Geofix consistiu justamente em executar as estacas de maior diâmetro e profundidade, 70 cm e 33 metros, respectivamente. De acordo com Giuliano Oliveira, a Geofix identificou que a maior dificuldade técnica consistia em vencer as camadas de solo argilo silto arenoso com alto índice de vazios.

No momento da introdução do trado, entre os 12 e 20 metros de profundidade, ocorria um deslocamento de solo em direção ao trado gerando abrasão em suas laterais, o que retornava esforço máximo e necessidade de um altíssimo torque para o avanço da perfuração da estaca, detalhou o engenheiro, ao mencionar que, para solucionar esse problema, a Geofix disponibilizou perfuratrizes de alto desempenho com capacidade de torque de até 47 tf.m e um estudo minucioso do comportamento do solo.

Além disso, a empresa contou com uma equipe especializada e capacitada para lidar com os desafios e entregar todo o trabalho dentro do prazo estabelecido.

Com mais essa obra em seu portfolio, a Geofix destaca-se como uma das líderes no mercado de fundações do Brasil, viabilizando empreendimentos de alta complexidade técnica na construção civil.





Veja também


Geofix 50 Anos
Uma Trajetória Perene na Engenharia Brasileira.


Obra Jardins Altitude by Artefacto - REM Construtora
O Rooftop mais Alto de São Paulo, é Master Imobiliário 2025


Geofix Marca Presença na 11ª Edição do SEFE
Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia


Agradecimentos - 1º Curso de Tecnologia e Engenharia de Manutenção Geofix 2025
Aos Palestrantes que Compartilharam Conhecimento no Curso da Geofix


Agradecimento aos Palestrantes do 15º Curso de Tecnologia e Engenharia de Fundações 2025
Ilustres Profissionais que Compartilharam Conhecimento no Curso da Geofix




ver todas

 

Geofix Fundações


São Paulo 11 2148-9300

Belo Horizonte 31 3262-0247

Rio de Janeiro 21 2524-7812

Copyright Geofix Fundações    Termos e Condições Politica de Privacidade Canal de Denúncias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

X